Ligamento Colateral Medial

Ligamento Colateral Medial

O Ligamento Colateral Medial (LCM) é o principal ligamento que confere estabilidade na região medial do joelho evitando o estresse em valgo. Por isso, o mecanismo de lesão do LCM é semelhante ao do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e a lesão combinada destes dois ligamentos é muito comum, porém rupturas isoladas também podem acontecer. 

Geralmente os pacientes com lesão do LCM podem apresentar, dor, inchaço, dificuldade para caminhar e instabilidade ou frouxidão. As lesões podem ser quantificadas em graus 1, 2 ou 3 de acordo com o nível de frouxidão apresentado e também por exames de imagem como a ressonância magnética.

Independente do grau da lesão do LCM, o melhor tratamento inicialmente é o Tratamento Fisioterapêutico. O tratamento cirúrgico dessas lesões são incomuns e com resultados inferiores ou semelhantes ao Tratamento com Fisioterapia. 

Embora o tratamento não cirúrgico das lesões do LCA está sendo amplamente discutido e até em alguns casos aceitável, quando  ocorre uma lesão combinada (LCA+LCM), geralmente se opta pela Reconstrução Cirúrgica do LCA e o Tratamento Fisioterapêutico do LCM, ou seja rupturas do LCM são tratadas de forma operatória apenas nos casos de insucesso do Tratamento com Fisioterapia.